QUALIDADE DA ÁGUA DE ABASTECIMENTO

A água de alimentação para produção de vapor e a água para resfriamento direto deveriam ser livres de contaminantes numa concentração que poderia prejudicar o processo de esterilização, danificar o esterilizador ou comprometer os produtos a serem esterilizados.

A água para o sistema de vácuo deveria ser de qualidade potável, suprida em uma temperatura não superior a 15ºC, e deveria possuir dureza menor ou igual a 0,2 mmol/l. O gerador integrado de vapor deve ser operado obrigatoriamente com água conforme tabela a seguir, para garantir a perfeita performance de operação e conservação do equipamento.

A resistência à corrosão do aço inoxidável se deve, fundamentalmente, à capacidade que possuem em formar uma película protetora (filme passivo) sobre sua superfície, com espessura que pode estar a nível molecular e invisível.

Os vapores e condensados gerados pela água contendo cloro, flúor, cloretos, sais e outros tipos de materiais particulares, também arrastam impurezas provenientes das tubulações e reservatórios de água, que irão fazer depósitos, principalmente na câmara interna da autoclave, e com isso impedindo a formação da película protetora.

Algumas soluções podem neutralizar esta película protetora e propiciar o início da corrosão. Por isso, não se deve permitir que soluções salinas ou ácidas evaporem e sequem sobre a superfície do aço inoxidável, elas podem causar corrosão, onde o vestígio destas soluções deve ser eliminado com lavagens intensas.

AGENTE CONTAMINANTE  VALOR LIMITE
Resíduos De Evaporação ≤ 15 mg/L
Silício  ≤ 2 mg/L
Ferro ≤ 0,2 mg/L
Cádmio ≤ 0,005 mg/L
Chumbo  ≤ 0,05 mg/L
Resíduos De Metais Pesados  ≤ 0,1 mg/L
Cloretos ≤ 3 mg/L
Fosfato  ≤ 0,5 mg/L
Condutividade ≤ 50 µS/cm
Ph 6,5 a 8
Aparência  Incolor, Límpida, Sem Sedimentos
Dureza  ≤ 0,1mmol/L