Inspeção de Segurança

Regularização para NR 13

Os riscos em potencial que uma autoclave oferece aos seus usuários e pessoal de manutenção são “reais e iminentes”. Por este motivo o governo criou a NR 13 e fiscaliza a sua aplicação de modo cada vez mais severo e determinante a cada ano.

Adequação e regularização na NR 13 que consistem em:

  • Inspeção das instalações locais conforme requisitos da NR 13 e emissão de relatório. Este documento tem a finalidade de orientar e informar sobre possíveis desvios regulatórios.
  • Inspeção IBR (Inspeção Baseada em Risco) de Vasos de Pressão. Com esta análise elaboraremos um “Plano Dedicado de Acompanhamento” do equipamento e definindo inclusive a necessidade ou não da realização de Teste Hidrostático (TH) e a periodicidade deste ensaio.

IMPORTANTE: O código ASME seção VIII divisão 1 (que originou a NR13 em nosso pais), reduziu a pressão de Teste Hidrostático em sua versão original para a revisão de 2002 de 50% da PMTA para somente 30% da PMTA, justamente porque muitas câmaras eram inutilizadas e sucateadas devido ao esforço hidráulico exercido neste ensaio.

  • Emissão de prontuário DATA SHEET constando (conforme modelo no verso), PMTA, MTA, Pressão de TH, Cálculo da Classe do vaso conforme NR 13, Cálculo da Categoria de vaso conforme NR 13.
  • Cálculo do Grupo de vaso conforme NR 13, Análise e Classificação da válvula de segurança no Vaso de Pressão,
  • Medição das espessuras das chapas que compõe a Câmara e Validade da documentação (periodicidade de 01 ano)
  • Geração e abertura do livro de registro, (Livro Preto) com as descrições de anotações e assinatura de Engenheiro Responsável,
  • Inspeção da Autoclave referenciada pela norma ABNT NBR15417 – Inspeção de Vasos de Pressão associada a LEI 6496 de 07 de dezembro de 1977.
  • Treinamento para usuários dos equipamentos para entendimento do “Profissional Habilitado” – PH, conforme especificado na NR 13.
  • Emissão de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) junto ao CREA de São Paulo. Esta anotação e registro é a maior garantia para o proprietário do estabelecimento, pois, esta entidade governamental toma conhecimento da “regularização” dos seus equipamentos.

Com a realização periódica destes ensaios, inspeções e testes e a geração de documentação fundamentada sob forma de relatórios conforme legislação, seu estabelecimento estará totalmente coberto, regularizado e atendendo a NR 13