Proteja-se

Saiba porque devemos esterilizar:

É Indispensável possuirmos cuidados especiais com a saúde, pois vivenciamos uma era onde os vírus, bactérias, fungos e microorganismos nocivos aos seres humanos estão cada vez mais letais e resistentes ao uso de antibióticos, vacinas e outros métodos medicamentosos e médicos, isto devido fato de estarem presentes a nossa volta o tempo todo, adquirindo imunidade e resistência. Portanto, a prevenção é a melhor alternativa para a segurança de todos e erradicação destes elementos.

As diversas doenças que acometem a sociedade, podem ser disseminadas pelo não uso de utensílios estéreis, ou por procedimentos errôneos de desinfecção (especialmente as causadas por objetos perfuro-cortantes como alicates, raspadores, agulhas, lâminas, pinças etc), e estas doenças podem causar prejuízos físicos, psicológicos e sociais aos pacientes muitas vezes de formas irreparáveis e na pior das hipóteses a morte.

As melhores formas de prevenirmos o contágio e a disseminação desenfreada de doenças na sociedade, são:

A limpeza e desinfecção dos materiais por meio de lavadora térmica (consiste em lavar, enxaguar, termodesinfectar e secar).

Esterilização feita em autoclaves com sua eficiência comprovada (validados) e o uso de utensílios descartáveis (sempre atentos a informações descritas no rótulo das embalagens, e em especial verificar se o mesmo é estéril e o prazo da validade da esterilização).

Também devemos ter cuidado em relação descarte de resíduos infecciosos (descartáveis) pelos quais nunca deverão se misturar ao lixo comum ou serem manuseados sem a proteção pessoal adequada (mascara, luvas etc), mantendo-os sempre em invólucros especiais e certificados pelos órgãos responsáveis e finalmente encaminhando-os para os locais especializados no seu processamento.