Inspeção de Segurança

Inspeção de Segurança

NR 13 – Promover a segurança na instalação, operação e manutenção de Vasos de Pressão/Autoclaves e Caldeiras conforme legislação brasileira.

O Ministério do Trabalho dentro da CLT ( Consolidação da Leis do Trabalho) na seção XII nos artigos 188 e 187 e ancorado na lei NO 6514 de 22 de Dezembro de 1977 criou em 8 de Junho de 1978 a conhecida NR 13 e que sofreu varias revisões em 19 de Junho de 2008 conforme portaria do SIT no 57.

Devido a NR13 ter força de lei, possui duas partes, onde a primeira gera as especificações e requisitos para os fabricantes e a segunda indica as OBRIGAÇÕES dos proprietários e usuários dos equipamentos. É exatamente nesta segunda parte, que chamo a sua atenção.

Com a evolução das exigências normativas, assegurada pela certificação das Boas Práticas de Fabricação, todos os produtores destes equipamentos cumprem os requisitos normativos, mas infelizmente alguns estabelecimentos da saude “ não cumprem a NR 13” e deste modo se sujeitam às sanções das fiscalizações do Ministério do Trabalho e da ANVISA.

Você sabia que uma autoclave que opera com ciclos de 134ºC e capacidade de 100 litros, exerce em sua porta uma força de 3,5 toneladas, uma de 360 litros uma força de 7,9 toneladas, uma de 500 litros uma força de 10 toneladas e até mesmo uma pequena autoclave odontológica de 21 litros exerce em sua porta uma força de 1,5 tonelada?

Os riscos em potencial que uma autoclave oferece aos seus usuários e pessoal de manutenção são “reais e iminentes”. Por este motivo o governo criou a NR 13 e fiscaliza a sua aplicação de modo cada vez mais severo a cada ano.

Aqui na empresa NG SUPREMA, você que é : Diretor ou Administrador de Hospital ou Estabelecimento da Saúde, de Laboratórios, pessoal ligado a manutenção ou Engenharia Clinica, pode contratar nosso serviço e apoio para adequação na NR 13. Este serviço consiste em :

Inspeção das instalações locais conforme requisitos da NR 13 e emissão de relatório. Este documento tem a finalidade de orientar e informar sobre possíveis desvios.

Inspeção IBR ( Inspeção Baseda em Risco ) da Autoclave. Com relatório
Esta analise determinará a necessidade de execução de Teste Hidrostatico ( TH ). Existem casos que este ensaio pode vir comprometer a estrutura da autoclave.

Análise de estrutural + Inspeção de soldagem + estudo das portas + espessura de chapas + outros
IBR = Data de fabricação + Conservação + água/vapor + E.V.de polimento + analise do livro de registros + outros

Emissão de prontuário DATA SHEET constando:

  • PMTA, MTA, Pressão de TH.
  • Cálculo da Classe do vaso conforme NR 13
  • Cálculo da Categoria de vaso conforme NR 13
  • Cálculo do Grupo de vaso conforme NR 13
  • Homologação, Classificação e Certificação da valvula de segurança.
  • Validade da documentação ( periodicidade de 01 ano )
  • Geração e abertura do livro de registro, (Livro Preto) com as descrições de anotações e assinatura de Engenheiro Responsável
  • Inspeção da Autoclave referenciada pela norma ABNT NBR15417 – Inspeção de Vasos de Pressão associada a LEI 6496 de 07 de Dezembro de 1977. Com relatório.
  • Treinamento para usuários dos equipamentos para formação do “Profissional Habilitado” conforme especificado na NR 13. Com emissão de certificado do treinamento.
  • Emissão de ART ( Anotação de Responsabilidade Técnica ) junto ao CREA de São Paulo.

Esta anotaçao é a maior garantia para o proprietário do estabelecimento, pois, esta entidade governamental creasp.org.br toma conhecimento da “regularização” dos seus equipamentos.

Com a realização periódica destes ensaios e testes e a geração de documentação fundamentada sob forma de relatórios conforme legislação, seu estabelecimento estará totalmente coberto, regularizado e atendendo a NR 13.

Serviços Complementares